Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mercado de trabalho pouco movimentado mas ainda em movimento

por chocochino, em 12.03.14

Uma coisa se tem vindo a acentuar em Inglaterra nos últimos tempos e é o abrandar do mercado de trabalho para farmacêuticos por terras Britânicas. Para isso têm contribuído vários factores como seja a diminuição de vagas com o arrastar da crise e a necessidade de esticar ao máximos os recursos existentes (sector público e privado) quer pelo aumento continuo de recém licenciados ingleses (ou em Universidades Inglesas).

 

Assim o número de vagas anunciadas tanto a nível de farmácia comunitária como a nível de hospitalar tem vindo a decrescer drasticamente. No entanto nunca estagnando, existindo sempre farmacêuticos a sair para outros empregos dentro mesmo grupo de farmácias, para grupos concorrentes, uns que se mudam para outras zonas do país, alguns emigrantes que regressam ao país de origem, há também aqueles que passam a part time ou abandonam posições permanentes para se dedicarem a fazer apenas locum (nomeadamente mães recentes que pretendem apenas trabalhar ocasionalmente quando têm quem tome conta dos filhos).

 

Por outro lado começa-se também a ver o surgimento de outras funções para farmacêuticos a nível de serviços clínicos, nomeadamente em revisão terapêutica e implementação de guidelines, trabalhando para clinicas médicas ou para empresas que fazem o outsourcing desses serviços.

 

Um coisa é certa é que está cada vez mais difícil a farmacêuticos sem experiência em Inglaterra a entrar no mercado de trabalho pois concorrendo com farmacêuticos formados por cá ou com anos de experiência em Inglaterra partem sempre em desvantagem e a não ser que ofereçam algum tipo de mais valia dificilmente serão sequer chamados para entrevistas.

 

Mas apesar de pouco movimentado continua a existir algum movimento de farmacêuticos neste mercado de trabalho com cada vez menos opções.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:13


6 comentários

De Ana A. a 04.08.2014 às 12:35

Obrigada pela resposta, Alex! Começo a ver o estágio de hospital a demorar tanto a começar, que tenho de pensar noutras opções. Fazes ideia se as grandes cadeias tb estão receptivas a estágios, ou só mm as farmácias particulares? Mto obrigada por tudo ;)

De chocochino a 04.08.2014 às 14:01

Posso te falar do caso da ASDA: não existe nenhuma directiva central sobre o assunto e fica portanto a cargo de cada pharmacy e store manager fazer a decisão.
Ainda ontem me encontrei com uma farmaceutica espanhola que fez isso treinou durante 1 mes numa ASDA e agora faz locums para mim (e para outras farmácias)

Portanto podes-te propor tanto a independentes como a cadeias

De Ana Moreno a 07.10.2014 às 19:24

Olá Alex e Ana. Espero não estar a invadir a vossa conversa mas fiquei intrigada em relação aos estágios. É possível realizar estágios em farmácias ou hospitais facilmente? Como me posso propor a um estágio desses? Basta falar com a direcção do hospital/farmácia?

Sou farmacêutica e trabalho de momento em comunitária em Portugal e no tempo que sobra estou a realizar um estagio voluntário num hospital, no entanto estou a tentar iniciar uma carreira no UK.
Tenho concorrido bastante para aí, mas ainda sem sucesso. Se esses estágios fossem mais acessíveis seria um começo para mim, só não sei quem contactar para os realizar.
Outra questão, para ser-se locum basta ter o NI e estar inscrito na GPhC?
Muito obrigada

De chocochino a 07.10.2014 às 21:13

Olá Ana.

Uma boa e uma má noticia:

- O estágios não é nada oficial apenas depende da vontade dos Pharmacy Managers se querem lá alguém (de borla verdade mas que não vai contribuir muito ao inicio). Portanto não te posso indicar um ponto de contacto pois depende de cada farmácia.

- Os locums é por outro lado um mercado completamente livre em que depois de teres NI e GPhC numbers e cada vez mais também DBS checks (registro criminal) podes te registar nas várias cadeias de farmácias e agencias de locums e começar a trabalhar. Como funciona é que nós (managers) temos acesso a uma lista de nomes registados como locums e contratamo-los dessa lista sem muita vez saber que experiencia têm. Obviamente se não produzirem bom trabalho têm mais dificuldades a voltar a ser contratados (daí a idea do estágio para ganhar experiencia). Para trabalhar como locum também recomento um seguro profissional ex: PDA

Quanto a hospital não sei muito quanto a estágios e creio que os locum são mais recrutados através de agência do que independentemente

De Ana Moreno a 15.10.2014 às 11:22

Muito Obrigada pela resposta!

Vou de facto investigar melhor a questão dos estágio pois penso que seria muito mais benéfico fazer um estágio de 1 ou 2 meses para compreender bem como funcionam as coisas no UK.

Depois disso iniciar trabalhos de Locum, já com alguma experiência para não correr mal. Para a inscrição nas agências e nas cadeias de farmácias é preciso contactar os managers? Eu já me inscrevi online em algumas mas nunca mais tive resposta. Será que me pode orientar nesse aspecto?

Muito obrigada mais uma vez!

Ana M.

De chocochino a 23.10.2014 às 23:59

Desculpa o atraso na resposta mas ando aqui em mudanças e tem sido complicado.

Quanto aos locums:
- Para farmácias independentes, sim é atraves dos managers
- Para grupos de farmácias normalmente basta increver no sites próprios de cada uma para locums
exemplo:
https://www.venloc.co.uk/sainsburys/
https://www.venloc.co.uk/morrisons/
https://www.venloc.co.uk/asda/

- para agências de locums tens de te inscrever na agência

Depois de inscrita e de indicares em que zonas do país estás a trabalhar eles enviam-te vagas quando existem

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D