Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Fleetwood - a Stars Hollow inglesa

por chocochino, em 14.10.12

Eis que após várias semanas de expectativa da Filipa quanto à terra que nos acolherá nos próximos tempos eis que chegou o momento do contacto inicial.

 

Depois das conversas iniciais via skype de que se tratava de uma terra pequena, das visualizações via google earth em que apenas se via um café e muito poucas pessoas na rua, há que reconhecer que não eram de expectar grandes coisas cá da terra mas... Não há nada como baixar as expectativas para que estas sejam superadas e após 2 semanas em Fleetwood aqui ficam as primeiras impressões da Filipa quanto à terra:

 

"Fleetwood - a Stars Hollow inglesa

 

Em primeiro tenho que esclarecer que Stars Hollow é uma cidade fictícia da série de televisão Gilmore Girls (Tal mãe, Tal filha). Neste adorável sítio a vida passava lentamente apesar de existirem imensas personagens excêntricas e um presidente de junta empenhado em fazer daquele pacato sítio um agitado centro turístico.

 

Pois bem, Fleetwood, embora não esteja listada como uma das inspirações para criar Stars Hollow, tem o mesmo ambiente. É uma cidade pequena, onde a agitação mais profusa ocorre na rua principal. Aí podemos encontrar comércio tradicional de todas as espécies e feitios (talhos orgulhosos na sua mostra de carne fresca, pastelarias cheias de cupcakes e scones, cabeleireiros que parecem mais cafés, fish bars, etc) e um mercado coberto e a céu aberto. A população, maioritariamente idosa, faz as suas compras sem pressa, com tempo para se cumprimentarem e se sentarem nos cafés disponíveis a comer o famoso pequeno-almoço inglês.

 

Uma bica bem tirada e a preço compatível com vícios portugueses falta, de facto, nos cafés de Fleetwood (e suspeito que em todos por esta ilha). No entanto sobra em carpete (um fetiche inglês a que nem as casa alugadas escapam) e ambiente aconchegante. É óbvio que os habitantes de tal sítio não querem que um estranho se sinta mal na sua terra e portanto das vezes que fui experimentar café acabei a fazer parte das conversa que decorriam nas minha imediações, desde a habitual conversa de circunstância sobre o tempo, a outras mais sociológicamente profundas sobre os problemas da juventude de hoje em dia ou ainda sobre a temática dos peixes espanhois...

 

Depois de ler o boletim cultural da terra, uma pessoa não pode deixar de imaginar o presidente da junta igualzinho ao de Stars Hollow (Taylor). Numa cidade com cerca de 27 mil pessoas, há mais actividades comunitárias que em Lisboa (estou certa mas sem pesquisa bibliográfica). Estão disponíveis clubes de leitura, arranjos florais, fotografia, turismo, cricket, aulas de ginástica (até de qui gong!?), etc. Uma loucura! Só resta saber a média de idades de tais clubes e se não serão sempre a mesma dezena de pessoas a frequentá-los.

 

Mas a agitação não acaba aqui... também existe um local de romaria capitalista na forma de Freeport junto a uma pequena marina e uma marginal de 8 km até Blackpool. Não sei se hei-de listar a praia como parte da agitação pois o clima não me parece que ajude.

 

Hoje, para cimentar o feeling de Stars Hollow, a passear na rua deparámo-nos com um grupo de idosos a cantar que nem canas rachadas guiados por um agitado professor (certamente o resultado de um clube de coro). Mais tarde no mercado pudemos assistir às compras de um homem vestido de malmequer acompanhado por um travesti (aqui já não consigo imaginar que seja fruto de um clube).

 

E assim se vive por cá..."

 

FLEETWOOD, POR CÁ ANDO:

 

EU TRABALHO AQUI
E VIVO AQUI
GOSTO DE PASSEAR POR AQUI
E POR AQUI
COMPRO CARNE AQUI
E AQUI TAMBÉM
AQUI BEBE-SE CAFÉ
E AQUI CERVEJA
AO DOMINGO À QUEM VENHA AQUI
Foto-reportagem da vida por cá... (em seleccionados dias de sol)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:24



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D